Sistema de Ar-Condicionado Bateria Iluminação
Cambio Escapamento Fluído de freio
Pastilhas e discos Lonas e Campanas Filtros
Correias Arrefecimento Velas
Injeção Eletrônica Lubrificação Suspensão
Rodas e Pneus    
   
Sistema de Ar-condicionado
Troca do Filtro de cabine - de 15000 km a 20000 km ou 6 meses
A troca é necessária, pois é onde se alojam bactérias, ácaros e fungos causadores de rinites, conjuntivites, crise de asma e demais doenças do sistema respiratório.

Higienização – a cada 3 meses ou a cada troca do filtro de cabine(redobre o cuidado no inverno)
É a limpeza dos dutos de ar com produtos desinfetantes e bactericidas por meio de nebulizador

Verificação do gás refrigerante – a cada 20000 km
A pressão do gás refrigerante do ar-condicionado deve ser verificada a cada 20 mil quilômetros. Ligue o equipamento uma vez por semana para manter suas peças lubrificadas.
   
Bateria
Você deve verificar toda semana com o carro frio o nível de água. Trabalho dispensável para as baterias seladas, que não precisam de água. Para completar o nível, utilize somente água destilada. Nunca coloque qualquer outro tipo de líquido. Complete de forma que as placas de chumbo fiquem totalmente cobertas, mas sem transbordar. Mantenha os pólos limpos. Evite deixar as luzes acesas, ou o rádio funcionando com o motor desligado, pois pode descarregar a bateria. Ao instalar equipamentos que necessitem de muita energia, como rádio mais potente ou ar-condicionado, redimensione o sistema elétrico de maneira que ele suporte o aumento de energia.
   
Iluminação
Fique atento na altura dos faróis alto e baixo. Mantenha-os sempre regulados. Confira se todas as luzes acendem, pois a falta de uma delas pode diminuir a sua segurança e resultar em multa. No caso de um fusível queimado, substitua-o por outro de mesma amperagem.
   
Câmbio
O nível de óleo do câmbio precisa ser verificado aos 30000 km. A troca completa deve ser realizada a cada 50000 km ou conforme recomendação do fabricante. Evite descansar a mão na alavanca de cambio, pois provoca desgaste das peças, como rolamentos e engrenagens. Manter o carro numa subida, usando o pedal da embreagem e do acelerador, aumenta o consumo de combustível e gasta a embreagem.
   
Escapamento
O escapamento deve ser verificado a cada 20000 km. Os fixadores e abraçadeiras devem ser revisados periodicamente. Lave a parte de baixo do carro somente com água e sabão neutro, para não ressecar as borrachas.
   
Fluído de freio
O primeiro ponto a observar é o nível do fluido de freio, se estiver no nível mínimo ou abaixo procure urgentemente uma oficina, pois as pastilhas estão gastas ou há vazamento de fluido comprometendo o sistema de freio ou a total inoperância do mesmo. Recomenda-se a sua substituição 30000 km.
   
Pastilhas e Discos
Se quando você pisa no pedal do freio, ele faz barulho, isso pode significar pastilhas gastas. Os discos estarão sendo arranhados. Verifique o estado das pastilhas a cada 10 mil quilômetros. A toda troca de pastilha é necessário a retifica dos discos ou ate mesmo a troca quando eles se apresentarem no limite mínimo de sua espessura.
   
Lonas e Campanas
É necessário regular a cada 20000 km, alem de ajustar o freio de pé também já se é ajustado o freio de mão. Sua substituição deve ocorrer próximo dos 60000 km, dependendo das condições de uso.
   
Filtros
O filtro de combustível precisa ser trocado a cada 10000 km nos motores a álcool ou flex e 15000 km nos a gasolina. Verifique as mangueiras do combustível sempre que possível e troque-as quando estiverem ressecadas, trincadas ou folgadas.
O filtro de ar precisa ser trocado entre 15000 km a 20000 km dependendo das condições de uso do veículo como estrada de terra ou áreas com muito congestionamento.
   
Correias
Atenção redobrada quando falamos de correia dentada ou sincronizadora, a quebra desta peça pode trazer gastos muitos altos desnecessários, estes no mínimo de R$1000,00 podendo a chegar aos R$5000,00 em alguns casos como Marea e Audi A3.
Veja também as correias do alternador, da bomba d’água, da direção hidráulica e do ar-condicionado a cada 20 mil quilômetros. Elas devem ser substituídas entre 40 mil e 50 mil quilômetros.
   
Arrefecimento
Trocar o fluido a cada 40000 km.
Verifique toda semana, com o motor frio, o nível do líquido no reservatório do radiador. Para completar o nível, use 60% de água filtrada e 40% de aditivo. A cada 40000km , deve-se substituir todo o líquido de refrigeração e limpar o sistema numa oficina.
A falta de uso do aditivo causa, principalmente:
Travamento da válvula termostatica
Ressecamento das mangueiras
Formação de borras causando o entupimento do sistema
   
Velas
A queima eficiente da mistura ar/combustível na câmara de combustão é fundamental para que o motor produza potência. Independentemente do tipo e de quando o carro foi fabricado, a centelha que salta das velas é a principal responsável pela explosão, que se reflete na economia de combustível e no desempenho, para garantir esta eficiência substitua as de cobre a cada 15 mil quilômetros e as de prata ou eletrodos múltiplos depois de 30 mil quilômetros. As mais recentes de platina precisam ser trocadas apenas a cada 60 mil quilômetros. Ao fazer essa substituição, verifique também os cabos de velas. Problemas de perda de potência, geralmente são ocasionados pelas velas, que devem estar sempre reguladas.
   
Injeção Eletrônica
A cada 20000 km deve-se limpar os bicos da injeção eletrônica e fazer a descarbonização dos coletores de admissão, pois  a sujeira presente no combustível entope o sistema, aumentando o consumo e piorando o desempenho do motor.
   
Lubrificação
O nível de óleo deve ser verificado uma vez por semana com o carro frio. Ele precisa estar entre o mínimo e o máximo da vareta do medidor. Quando completar o nível, é importante usar o mesmo tipo e marca de óleo que estiver sendo usado no seu carro. A troca completa do óleo deve se realizar no prazo recomendado pelo fabricante do veiculo, geralmente entre 5000km para óleo minerais  e 7500km para os semi-sinteticos ou hidrocraqueados  . Sempre que fizer essa troca, o filtro de óleo também deve ser substituído.
   
Suspensão
Faça uma revisão completa dos eixos, molas, rolamentos, pivôs, terminais, juntas homocinéticas, coxins, bandejas, batentes e buchas a cada 40000 km. Os amortecedores devem ser substituídos nesse mesmo período se apresentarem vazamentos ou próximo dos 70000 km. Se você pressionar o carro para baixo, ele deve subir uma vez e parar. Senão, os amortecedores estão sem função.
   
Rodas e Pneus
O tipo dos pneus que equipam o seu veículo devem obedecer à indicação que vem no manual do proprietário. A cada duas semanas, ou antes de viajar, os pneus precisam ser calibrados ainda frios. Complete com a pressão correta indicada para os pneus, que vem impressa no manual do carro e nas tabelas específicas. Verifique também o estepe. O uso da tampinha na válvula de ar de cada pneu é fundamental para evitar que o bico receba impurezas. O momento ideal para a troca dos pneus é quando a marca de desgaste, um triângulo ou as letras TWI impressas na lateral deles, são atingidas.
Deve-se fazer o rodízio a cada 10 mil quilômetros, além do alinhamento de rodas e direção. Para os pneus radiais, o rodízio deve ser em linha reta. Os traseiros trocam de posição com os dianteiros, ou seja, o da esquerda com o mesmo lado e o da direita com o seu equivalente. Para os pneus diagonais ou normais, o rodízio é em forma de X, ou seja, os traseiros trocam de lado com os dianteiros, que passam em linha reta para os traseiros, sem alternar os lados. As rodas devem ser balanceadas após o rodízio, ou sempre que você substituir pneus.

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